** ENCHENTES DO SUL (1) **

   Em maio de 2024, o Rio Grande do Sul sofreu uma de suas maiores catástrofes climáticas e ambientais de sua história e do Brasil, quando as águas do Guaíba atingiram a cota de mais de 5,30 metros em Porto Alegre. Uma enchente sem precedentes que atingiu 475 municípios dos 497 existentes no Rio Grande do sul.  As águas inundaram todo o centro da cidade e diversos bairros deixando 14 mil pessoas desabrigadas na capital.
   Para se ter uma ideia da dimensão dessa catástrofe, a enchente de 1941 em Porto Alegre durou 22 dias, nos meses de abril e maio e as águas levaram 32 dias para recuarem à calha do rio Guaíba.
   No dia 22/05/2024 as águas do centro da cidade foram drenadas e os comerciantes da Rua Voluntários da Pátria tiveram a penosa tarefa de contar os seus prejuízos e descartar milhares de Reais em mercadorias. Foi nessa ocasião que em meio ao frenesi de dezenas de pessoas revirando as mercadorias que estavam sendo descartadas, que as quatro miniaturas acima foram "resgatadas" do inglório destino de irem parar no lixo juntamente com outras centenas que foram descartadas e disputadas pelas pessoas nesse dia.
   Com luvas e com muito cuidado ao manusear, o grosso da sujeira foi retirada em água corrente com um jato de água bem fraco para preservar as marcas dessa tragédia.