Raridades

RARIDADES

Breves Comentários

" Brinquedo Antigo não é Raro. Raro é um brinquedo Antigo em bom estado de conservação "   Sidnei Paulo Diana

Esse segmento não tem nenhuma finalidade de estabelecer o que é ou não Raro, trata-se apenas de  mostrar algumas, não todas, peças de minha coleção que são consideradas por alguns especialistas em brinquedos, como sendo difíceis de serem encontradas , fora algumas exceções,  e em alguns casos como sendo peças Raras no Brasil.

 

 

Infelizmente o termo Raro, passou a ser usado de maneira inadequada, tornando-se até mesmo banal,  seja para buscar vantagens Financeiras ou para alimentar a Vaidade de alguns, tornando assim a tarefa dos especialistas em brinquedos mais difícil e mais ingrata.

 

NENHUM MODELO ESTÁ A VENDA E NÃO POSSUO SEUS VALORES

Todos os modelos pertencem a minha coleção

 

Welly - De Tomaso Pantera

  O De Tomaso Pantera foi desenhado pelo Designer Norte-Americano Tom Tjaarda a pedido da fábrica italiana De Tomaso Mangusta onde foi acrescido de um chassi de aço tipo monocoque, sendo o primeiro utilizado por essa fábrica em automóveis. Seu debut ocorreu na cidade de Modena no ano de 1970 e esteve presente algumas semanas mais tarde no New York Motor Show. Sua primeira venda ocorreu cerca de um ano depois e a produção inicial era de 3 unidades por dia, considerada baixa mesmo para os padrões da época. O modelo ainda vinha equipado com um motor Ford 351 Cleveland com 8 cilindros em V de 330HPs que lhe possibilitava atingir a velocidade de 159 mph ou 256 km/h.

 O modelo acima foi fabricado pela Welly sendo dificilmente encontrado neste padrão.

Charawheels - Ultraman Dyna

  Entre os anos de 2002 e 2004, a Bandai uma indústria de brinquedos japonesa em associação com a Mattel Inc., criou a série Charawheels para ser comercializada apenas no mercado japonês. Essa série é composta apenas por personagens das séries televisivas japonesas e outras norte-americanas tais como: Ultraman, Ultraseven, Ultramantiga, Ultramanjack, Airwolf, Back to the Future, Knight Rider (Super Máquina), Thunderbirds, dentre outros. Ao todo a associação Bandai-Mattel fabricaram quase 80 modelos somente para o mercado japonês. Embora não possa ser considerado um modelo raro, esta miniatura é uma réplica do carro da Patrulha Científica do seriado da televisão Ultraman Dyna. O modelo na qual o modelo Machine Zellet foi transformado para a esta série televisiva é um Honda Prelude fabricado no Japão pela Honda entre os anos de 1978 e 2001 para competir no mercado doméstico e internacional. Sua cartela é toda escrita em Japonês e o modelo é difícil de ser encontrado.

Majorette - Simca 1100

  O Simca 1100 foi o resultado do "Projeto 928", iniciado em 1962 e finalizado pelos engenheiros Philippe Grundeler e Charles Scales. O design foi resultado de uma pesquisa de mercado realizada pela Simca no início dos anos 1960 que mostrou a crescente popularidade dos carros com tração dianteira, que proporcionavam melhor utilização do espaço e conforto em carros pequenos. Em 1963, a Chrysler assumiu o controle da Simca mas, mesmo assim o projeto foi aprovado e mantido. O modelo acima é uma verdadeira jóia rara da marca Majorette fabricado no Brasil pela Inbrima e utilizando a mesma tarja plástica no chassis utilizada nos modelos da Matchbox que também foram fabricados por essa.

Peça de minha infância em ótimo estado de conservação, inclusive com a porta traseira funcionando.

Brinquedos Mimo - Simca Chamboard

  A Societé Industrielle de Mécanique et Carrosserie Automobile ou simplesmente Simca, nos anos 1950 estabeleceu no Brasil uma fábrica para a produção de uma versão do Simca Vedette no Brasil ao qual chamou de Chamboard. Tratava-se de um sedã de luxo com caixa de câmbio manual de 3 marchas no volante, motor de 6 ou 8 cilindros cuja principal característica era um enorme "Rabo de Peixe" na parte traseira.

O modelo acima embora tenha sido fabricado pela Brinquedos Mimo S/A em plástico soprado (bolha) ao invés de zamac, foi muito popular nos 1960 e 1970 e fazia parte de uma coleção de carros nacionais possuindo a mesma escala dos modelos da Matchbox e acreditem são difíceis de serem encontrados.

Mandarin Toys - BMW 2800

  A BMW New Six (também conhecido como o BMW E3 ou 2800) é um sedã de luxo produzido pelo fabricante de automóveis alemão BMW entre o anos de 1968 a 1977. Todos os modelos utilizavam o então novo motor M30 straight-6. O 2800 marcou o retorno da BMW ao mercado de sedãs de luxo após uma ausência de 5 anos e foi introduzido como uma resposta ao crescente segmento de mercado dominado pela Mercedes-Benz e acabou sendo um veículo muito importante para a BMW estabelecer a sua reputação como fabricante de sedãs esportivos de luxo. O Modelo acima foi fabricado pela Mandarin Toys cuja fabrica era estabelecida em Singapura na década de 1970 e pertencente a série Super Wheels.

 Este modelo provavelmente é uma cópia sem licença da Schuco Alemã pois são muito parecidas.

Husky Models - Aston Martin DB6

  A série DB da fabricante inglesa Aston Martin surgiu em homenagem a Sir David Brown que foi o CEO da empresa entre os anos de 1947 e 1972. No Salão do Automóvel de Londres em 1965 a fábrica apresentou o Aston Martin DB6 cujo objetivo era corrigir os principais problemas do DB5. Para isso, a parte traseira foi modificada com a tampa do porta-malas incorporando um aerofólio para aumentar a estabilidade em altas velocidades, além disso a distância entre eixos aumentou 9,5cm e o teto 5,0cm. O modelo acima foi fabricado no mesmo ano de 1965 pela Husky Models possuindo a peculiaridade de ter o seu chassis confeccionado em plástico ao invés de Zamac tratando-se de um modelo difícil de ser encontrado.

Esse me foi dado pelo meu irmão André nos anos 1970 que acredito ser o único que restou de sua infância.

S.U.T.C. - Shenyang J-6

O Shenyang J-6 é uma versão fabricada sob licença da antiga URSS do caça Mikoyan-Gurevich Mig-19. Para a China, o Mig-19 era considerado como um avião provisório até que ela começasse a desenvolver suas próprias aeronaves de combate e mesmo sendo uma aeronave praticamente descartável, era muito apreciada pelos chineses por sua grande manobrabilidade. Mesmo assim, a República Popular da China fabricou o Mig-19 na fábrica de aviões de Shenyang, de onde vem o nome da aeronave que foi designada como J-6. O Modelo acima, é considerado RARO e foi fabricado pela Shangai Universal Toys Co. ou simplesmente S.U.T.C. e trata-se de um modelo da linha Sky Busters da "Matchbox" fabricado apenas para o mercado Chinês. No modelo acima os cocares das asas são da Força Aérea da URSS e o da cauda é da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China.

Roly Toys - Willys Interlagos

Fundada em 1965 no Rio de Janeiro, a Roly Toys Indústria e Comércio S/A desenvolveu uma linha própria de miniaturas die-cast composta apenas por modelos nacionais e apesar do sucesso inicial, viu-se obrigada a encerrar a fabricação dessas miniaturas apenas 2 anos mais tarde em 1967, passando a importar inicialmente e posteiormente fabricar no Brasil as miniaturas da marca Matchbox. Devido a esse curto espaço de tempo e da pequena quantidade fabricada, o Willys Interlagos e os outros modelos da linha própria da Roly Toys passaram a ser muito disputados pelos colecionadores tornando-se extremamente raros. Em 1970 a Roly Toys mudou seu nome para Inbrima Ind. de Brinquedos do Amazonas S/A passando a fabricar as miniaturas da Matchbox em Manaus até o ano de 1982 quando encerrou as suas atividades juntamente com a Lesney. No mesmo ano todo o seu ferramental foi adquirido pela Brinquedos Trol S/A.

Glasslite - Extendor Ergor

  A Glasslite Indústria de Plásticos Ltda, foi fundada em dezembro de 1968 pelo japonês Yasuo Yamaguchi e embora não fabricasse brinquedos até o início da década de 1970, já possuía um imenso catálogo de produtos de utensílios domésticos e mesmo assim passou por duas grandes crises financeiras, sendo uma na década de 1980 e outra em 1992 vindo a pedir falência no ano de 2005. Para superar a sua primeira crise financeira da década de 1980, a Glasslite fabricou sob licença produtos das séries televisivas: Super Máquina, Buck Rogers CHIPS, Esquadrão classe A e Transformers. O Extendor Ergor é um exemplo dos modelos da série Transformers que fizeram muito sucesso no Brasil sendo fabricado na década de 1980 e sendo um típico representante da primeira geração dos Transformers que surgiram como desenho animado na televisão brasileira e que em 2007 pela primeira vez ganharam as telas dos cinemas.

Playmobil - Datsun 126x

A Playmobil é uma linha de brinquedos criada em 1974 por Hans Beck e que começou a ser comercializada mundialmente em 1975. No Brasil nas décadas de 1970 e 1980 foram fabricados pela Brinquedos Trol S/A e após a sua falência na década de 1990 pela Estrela. O modelo acima porém foi fabricado pela GMK Metalbox na Hungria na década de 1980 utilizando moldes da Matchbox sem o conhecimento dessa utilizando rodas dos modelos da Corgi Junior e embora o acabamento seja bem simplificado, possui partes móveis ( Moving Parts ) abrindo a porta traseira. O modelo é considerado muito raro por se encontrar ainda lacrado em seu blister e também pelo fato da Playmobil nunca ter fabricado miniaturas die-cast. A GMK Metalbox criou várias marcas para comercializar seus modelos sem licença. Esse foi adquirido de um colecionador filandês no ano de 2008.

Dinky Toys - Road Roller

  Em 1947, dois amigos Leslie Smith e Rodney Smith fundaram em um antigo pub de Londres uma fábrica de brinquedos die-cast chamada Lesney Toys Inc. que fabricava diversos brinquedos nas escalas 1:43 e 1:32. Em 1953 com a saída de Rodney Smith e a entrada de Jack Odell na sociedade, a Lesney adotou o nome Matchbox para comercializar seus brinquedos e já em 1953 começava a fabricar suas miniaturas na escala aproximada de 1:64. A primeira miniatura da Matchbox foi inspirada no modelo acima, o Dinky Road Roller que foi fabricado no final da década de 1940 pela Dinky Toys (Meccano Uk) na Inglaterra, embora esse seja numa escala muito maior, e por ter servido como inspiração muitos colecionadores de Matchbox o consideram como sendo o "pai de todos os Matchbox".  Este modelo foi fabricado entre os anos de 1948 e 1954 na Inglaterra e foi adquirido de um colecionador inglês no ano de 2010.

Alex Minis - Volkswagen Brasília

  A Alex Minis foi uma iniciativa de um carioca que acredita ser possível produzir miniaturas die-cast no Brasil. O primeiro modelo foi o Volkswagen Brasília na escala 1:64 que foi comercializado em uma quantidade limitada ao preço de R$ 49,00 a época. Inicialmente foram fabricadas 150 unidades na cor "Verde Hippie" onde era disponível 3 cores de interior e 8 modelos de rodas diferentes possibilitando que cada comprador tornasse o seu modelo único. A segunda série contava com pneus menores e a disponibilidade de 15 cores diferentes. A última série de 30 unidades apenas, era na cor "Azul Titânio" e se esgotou em minutos. Hoje estes modelos são pequenas obras de arte Muito Raras. O modelo acima pertence a primeira série com pneus largos de borracha.  Além desse modelo, ainda possuo duas Brasílias da segunda série, uma amarela e um Branca, e uma da última série (a número 13/30).

Hot Wheels - Drag Bus 2010

  A convenção brasileira anual de colecionadores de Hot Wheels de 2010 foi a primeira realizada no Brasil que teve três miniaturas temáticas e foi realizada na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Os modelos escolhidos para representar esta convenção foram: Volkswagen Drag Bus, 1965 Volkswagen Fastback e o Deco Delivery. Cada miniatura a época era vendida na convenção a R$ 30,00 Reais cada e embora não seja um modelo Raro nem difícil de ser encontrado, a combinação Drag Bus somando-se as cores da bandeira nacional e o Brazil Convention 2010, fez o seu preço triplicar após o encerramento da referida convenção e por incrível que pareça é um modelo muito apreciado pelos colecionadores estrangeiros principalmente os norte-americanos que possuem uma verdadeira paixão pelas Drag Bus.  A Drag Bus com certeza é a melhor das miniaturas dessa convenção de 2010.

Muky - Lincoln Continental

  Há alguns anos atrás o Buenos Aires Toys Museum, empenhou-se em descobrir e revelar um pouco da história da indústria de brinquedos Argentina. O que pode ser apurado é que nos anos 1960, a Induguay SA "Fábrica de Juguetes Muky", uma empresa fundada pelos irmãos DeConti na província de Entre Rios na cidade de Gualeguay através de terceiros compraram algumas matrizes da Mattel Inc. e adaptando estas matrizes as condições locais de trabalho fabricaram modelos como o Custom Corvette, o Lola T70, o Dodge Deora, o Custom Eldorado e outros, fazendo com que até hoje estes modelos sejam chamados de "Hot Wheels da Argentina". Por volta de 1984 a Muky foi vendida a Dell Arciprete que voltou a fabricar os modelos da marca incluindo novos modelos que foram numerados de 08 a 40 com chassi em plástico ao invés de Zamac, sendo que as matrizes de 01 a 07 originais permaneceram com os irmãos DeConti.

Aguti - Dodge Charger III

  Na década de 1970, muitas empresas de brinquedos lançaram no mercado Argentino uma série de miniaturas diecast, quase todas elas sem licença. Até hoje não se sabe ao certo a origem dos moldes, o que se sabe é que a Agouti lançou 3 marcas no mercado simultaneamente a Loden, a Rapitoy e a Aguti. A Loden destinava-se a lançar réplicas em plástico, a Rapitoy em Zamac porém com um acabamento pobre visando reduzir custos e a Aguti era a marca Top de linha onde os modelos tinham um acabamento superior. Todas as 3 marcas utilizavam os mesmos moldes e isso durou até o final dos anos 80, quando a economia do país forçou a Agouti a encerrar suas atividades. O Dodge Charger III acima foi fabricado na Argentina provavelmente utilizando um molde sem licença da Matchbox. Além de fazer clones da Matchbox, a Aguti também fez clones da Guisval e da Corgi Junior.

Hot Wheels - Custom Cougar

 Em 1968 já com a sua boneca Barbie consolidada no mercado de brinquedos entre as meninas, a Mattel decidiu investir no mercado de meninos e para isso adquiriu em 1967 a Mebetoys da Itália e já no ano seguinte, fabricou o Custom Cougar acima, que foi um dos primeiros modelos fabricados pela Mattel Inc. - Made in U.S.A. - sendo parte da primeira série de miniaturas Hot Wheels, composta por 16 modelos Die-cast e chamada de Red Lines. O Custom Cougar foi fabricado sob número #6205 e pode ser considerado como sendo o Hot Wheels Number 1, foi fabricado em 14 cores diferentes e alguns modelos possuem em sua base "Made in Hong Kong" ao invés de "US Patent". Em 2018 a Hot Wheels lançou uma série comemorativa aos 50 anos reproduzindo as miniaturas desta série inclusive com o botom que vinha junto com a miniatura.  O modelo acima é o 68 Custom Cougar original de 1968 com o "US Patent" no chassis.

Esdeco - Lincoln Continental

  Depois de fundarem na década de 1970 na Argentina a Induguay SA "Fábrica de Juguetes Muky", os irmãos DeConti no final dessa mesma década com o agravamento do ambiente econômico na Argentina, resolveram se mudar para o Brasil e fabricar aqui os modelos de miniaturas da linha Muky. Assim do final da década de 1970 até o ano de 1984 fabricaram os modelos Muky no Brasil com o nome de Esdeco. Para isso, as miniaturas tiveram o seu chassi modificado substituindo-se a marca original pela ESDECO, bem como, o Indústria Argentina por "Made in Brazil" recebendo ainda a marca da série Super Veloz. Os moldes e as boxes eram os mesmos mas, as rodas eram da Corgi Jr.

  Outra curiosidade é que nas boxes foi impressa a bandeira do Brasil porém, mantendo-se a marca Muky.

Alex Minis - Chevrolet Opala Diplomata

  Depois de empreender a fabricação do Volkswagen Brasília, o carioca Alex da Alex Minis partiu para o seu segundo desafio, fabricar uma miniatura do Chevrolet Opala Diplomata 1992. Partindo da experiência obtida com a Brasília, inicialmente foi desenvolvido e fabricado o Opala Diplomata 1992 na escala 1:64 e na cor Preta da qual foram produzidas 92 unidades. Após essa primeira série foi introduzida a segunda série na cor "Vinho" com apenas, pasmem, 15 unidades que vinha acompanhada de um chaveiro cromado do Opala Diplomata de brinde e também com um papercar da Brasília para ser recortado e montado. O modelo acima é um exemplo do Opala Diplomata da Alex Minis uma verdadeira Obra de Arte muito rara e para valorizar ainda mais esta obra, embora haja a possibilidade da Alex Minis produzir novas miniaturas no futuro, tanto a Brasília quanto o Opala Diplomata 1992 não serão mais fabricados.

Hot Wheels - Lincoln Continental

  No ano de 2007, em uma dessas minhas indas e vindas nas Lojas Americanas na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, encontrei este 1964 Lincoln Continental da Hot Wheels da série 2007 First Edition com uma Formiga PRENSADA e EMBALADA à vácuo juntamente com a miniatura em sua capota sem no entanto danificá-la. Percebam que esse modelo ainda encontra-se lacrado em seu blister pois, eu nunca tive coragem de retirá-lo dele.

 Eu não sei quanto a vocês mas, particularmente eu nunca ouvi falar de um caso semelhante a esse.

O que vocês acham ?

É ou não é uma verdadeira Raridade ?

Alfema Norte- Buggy do Mickey

  A Alfema Norte S/A Indústria e Comércio foi uma das primeiras indústrias a se instalar em 1974 no Distrito Industrial de Manaus à rua Matrixnã 245 e a época tinha 68 empregados e um capital social de 15 milhões de cruzeiros. Sua principal atividade era a fabricação de jogos e brinquedos recreativos e eletrônicos juntamente com sua subsidiária a Brinquedos Rei. Atualmente há poucas informações sobre a Alfema Norte mas sabe-se que em 2016 o seu sócio/proprietário era Sérgio Epstein. O modelo acima foi fabricado nos anos 1970 para a série Walt Disney juntamente com outros personagens do Hanna-Barbera como o Frajola, Pernalonga e o Pato Donald.

Os modelos dessa série são considerados muito difíceis de serem encontrados, assim bem preservados.

Fidart - Buggy

  A FIDART foi uma empresa brasileira de miniaturas die-cast de vida muito curta e em meados da década de 1970 utilizando alguns moldes da Esdeco argentina (proprietária da marca Muky) passou a fabricar no Brasil sem licença dessa última miniaturas com sua marca em uma série chamada SPEED BOX, cujo método de fabricação era bem simples. Consistia em fabricar a carroçaria e o chassis em duas peças únicas posteriormente unidas por dois parafusos. A capota era fabricada em plástico rígido e encaixada na carroçaria. Há boatos que os moldes foram pegos da Esdeco - Muky sem o conhecimento da mesma mas, a presença dos irmãos DeConti no Brasil a partir do final da década de 1970 pode indicar que a Fidart poderia ser uma subsidiária da Esdeco - Muky ou que estes moldes foram legalmente adquiridos dessa.  Os modelos da Fidart são muito procurados pelos colecionadores brasileiros.

GMK Metalbox - Yamaha

  Em 1986 a GMK Metalbox da Hungria adquiriu uma licença de 100 modelos da marca Matchbox para fabricar 10.000 unidades de cada modelo. Esse acordo durou até o ano de 1988 quando a GMK Metalbox viu-se obrigada a devolver todo o ferramental ao Universal Group que era o proprietário da marca Matchbox à época, o que não estava no contrato é que antes de devolver esse ferramental, a Metalbox criou uma série de matrizes próprias para serem utilizadas após essa devolução. Assim essa passou a vender os mesmos modelos só que com outras marcas. O Modelo acima foi fabricado pela Metalbox utilizando os moldes do modelo MB 018 Hondarora Motorcycle da Matchbox. O interessante nesse modelo é o fato de ele não ter sido produzido como sendo um modelo da Honda como na Matchbox, mas sim como de sua concorrente japonesa, a Yamaha. O modelo acima ainda encontra-se lacrado em seu blister.

Estrela - Autorama Fitipaldi Coopersucar

  A Manufatura de Brinquedos Estrela S.A. foi fundada em 27 de junho de 1937 em São Paulo - SP pelo alemão Siegfried Adler. Em 1963 chegaram ao Brasil os primeiros Slot Cars importados pela loja Mobral Modelismo de São Paulo e já em 1964 a Estrela licenciada pela Gilbert norte-americana começou a fabricar os Slot Cars no Brasil com o nome de Autorama. Desde o início o Autorama fez um grande sucesso, pois não havia nada parecido no Brasil e posteriormente com a entrada do piloto Emerson Fitipaldi na Formula 1, surgiu a série Fitipaldi, a qual o Coopersucar acima faz parte, seguida pela Nelson Piquet, Airton Senna e Rubens Barrichello. Embora não seja um legítimo modelo die-cast, esse modelo da série Fitipaldi até hoje é muito disputado entre os colecionadores de miniaturas de automóveis juntamente com a Ferrari de Nick Lauda, o que o torna difícil de adquirir. A Coopersucar foi a primeira e única equipe de Fórmula 1 genuinamente brasileira.

Poliguri - Mercedes-Benz 207 Tow Truck

  O modelo acima é o Mercedes-Benz 207 Tow Truck fabricado pela Poliguri em Portugal na década de 1980 na cidade de Cacém sob número 707. O modelo é confeccionado em metal com o chassis em plástico e a grua em metal injetado, vinha em diversas cores e os "vidros" eram em plástico incolor com detalhes como limpador de pára-brisas. Com escala nominal de 1:65 e medindo aproximadamente 7,3 centímetros, o modelo possui guindaste giratório com suas rodas em plástico preto com detalhes impressos seguindo o mesmo padrão dos modelos da Siku só que ao invés do nome Siku, vem escrito a palavra "GURI". Assim como os modelos da Novacar, os modelos da Poliguri são pouco conhecidos e muito disputados entre os colecionadores.  Além do modelo acima, a Poliguri fabricou mais cinco modelos ( Mercedes-Benz Unimog, Mercedes-Benz 307, Mercedes-Benz 200, o Fiat Uno e o protótipo do Peugeot 405 ) em diversas variantes.

Hot Wheels - Customized Volkswagen Drag Truck

  Também conhecidas como Volkswagen Drag Truck / Volkswagen Special, a Customized Volkswagen Drag Truck surgiu em 2004 na 2004 First Editions Special Edition Mail e foi inspirada nas Drag Bus. Em 2006, esse modelo apareceu pela primeira vez na Hot Wheels Classics 2, nas seguintes cores: 1- aqua & white, 2- purple & white, 3- orange / Red white, 4- blue & white, 5- yellow & white e a mais desejada de todas elas, a 6- pink & white.

  A pink & white é considerada por muitos colecionadores como uma das joias raras da Mattel pois, estimasse que apenas cerca de 1000 unidades foram fabricadas para serem distribuídas no mundo todo embora, alguns especialistas afirmem que esse recolor específico só fora distribuído no mercado norte-americano. Embora a pink & white tenha sido lançada em 2006, somente em 2022 eu consegui incorporar uma a minha coleção e não tiro do blister de jeito nenhum.

Elefantinho da Shell

  A Royal Dutch Shell é uma empresa multinacional petrolífera anglo-holandesa que tem como principais atividades a refinação de petróleo e a extração natural de gás. Nas décadas de 1960 e 1970 os distribuidores de combustíveis no Brasil para buscar a fidelidade de seus clientes, lançaram mascotes com suas respectivas marcas, a Texaco lançava um chaveiro com sua estrela, a Esso adotou um Tigre como mascote, a Ipiranga a sua Ipirela e a Shell adotou um elefante vestido de frentista e fez tanto sucesso que logo surgiu uma nova versão desse vestido de astronauta. Esse mascote era para ser pendurado no espelho retrovisor interno do carro e apesar de não ser um modelo die-cast, é bem difícil de ser encontrado.

 É ou não uma raridade ?