|
|
|
|
A Fibrario Comércio e Indústria Ltda, do Rio de Janeiro (RJ), teve vida curta, porém célebre, em função de dois únicos lançamentos – o Buggy Terral e a réplica Dimo GT. O primeiro, apresentado no início de 1982, tinha chassi tubular curto em duplo Y (entre-eixos de apenas 1,95 m) com suspensão independente (dianteira com balanças oscilantes, traseira por molas helicoidais) projetado por Paulo Renha, autor do triciclo Renha e de outros veículos originais. A carroceria targa, em peça inteiriça de plástico reforçado com fibra de vidro, tinha dois lugares, amplo para-brisa curvo, faróis retangulares (do Chevrolet Chevette) e excelente acessibilidade ao motor e ao estepe. O carro tinha estilo único entre os bugues da época, a um só tempo discreto, funcional e elegante. Logo a seguir foi lançado o Terral 4, versão para quatro passageiros, 50 cm mais longo. Como quase todos os outros carros da categoria, ambos utilizavam a notória mecânica Volkswagen de quatro cilindros refrigerada a ar. Eram oferecidos diversos opcionais. O carro que trouxe verdadeira notoriedade à Fibrario, no entanto, foi o modelo seguinte, de 1983: Dimo GT, a bem cuidada réplica do belo Ferrari Dino GT 246, projeto Pininfarina de 1966. Para ele foi concebido um chassi tubular com suspensão independente McPherson, freios a disco nas quatro rodas, tração traseira e o moderno motor do VW Passat TS 1.6 (mais tarde Santana 1 montado entre-eixos. A carroceria monobloco de fibra reproduzia fielmente, e o acabamento interno do modelo era muito parecido com a Ferrari. Painel revestido em couro/veludo, volante esportivo em couro, assoalho em carpete e bancos reclináveis em couro. Painel de instrumentos completo, aplicados sobre uma chapa de alumínio com velocímetro, conta-giros, temperatura de agua, presão do óleo, temperatura do óleo, relógio de horas, nivel do tanque de combustível e amperímetro. Terral e Dimo GT foram fabricados pela Fibrario até 1986, quando matrizes e direitos foram vendidos para a L’Auto Craft, que os produziu por mais alguns poucos anos. O Fibrario Dimo GT custava em maio de 1984: Cr$ 24.000.000,00 O Gol GT; Cr$ 13.218.000,00 e o Escort XR 3, Cr$ 15.364.000,00. Acima o protótipo da réplica da Volare na escala 1/43. |
Labels:
Cliques Legais,