* DeAGOSTINI - MIURA *

O projeto do primeiro Miúra, nasceu em 1975, baseado no desenho do então estudante de arquitetura Nilo Laschuck. Uma tradicional empresa gaúcha fabricante de estofamentos e acessórios para automóveis - a Aldo Auto Capas resolveu através de seus dois sócios Aldo Bensson e Itelmar Gobbi, diversificar suas atividades apresentando no Salão do Automóvel de 1976, um Hatchback que saiu quase artesanalmente da linha de montagem. Com lançamento comercial em 1977, o interior do carro trazia um acabamento refinado, com estilo alongado, frente em forma de cunha, faróis escamoteáveis por controle eletropneumático, bancos em couro, com os limpadores de pára-brisas "escondidos" e o volante regulável elétricamente em altura. Em 1980, foram comercializados 600 Miuras, inclusive exportados para o mercado Sul-Americano. Em 1982, para solucionar os problemas do Miura MTS, foi lançado no Salão do Automóvel o Miura Targa - um semiconversível inspirado no teto do Porsche 911 com mecânica do VW Passat LS. O chassi tubular projetado e construído pela própria empresa, possibilitou o deslocamento do motor para frente. O peso ficou em 890 kg com o motor 1.6 e 76cv. A suspenção dianteira passou a ser à McPherson e a traseira com eixo rígido.