* DeAGOSTINI - PUMA *

A marca Puma, teve origem nas pistas. O projetista "Rino" Malzoni desenvolveu um protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos dentre eles, o Grande Prêmio das Américas disputado em Interlagos. O modelo foi chamado GT Malzoni e foi o pioneiro de uma série de modelos esportivos que a partir de 1966 passou a ser chamado de Puma. O primeiro dos modelos da Puma surgiu em 1966 e nada mais era que o GT Malzoni refinado usando a mesma mecânica DKW utilizada pelo GT Malzoni. Com a aquisição da DKW no final da década de 60 pela Volkswagen, Malzoni substituiu o chassi e o motor deste pelo do Karmann-Ghia que utilizada um motor 1500 refrigerado a ar.  Em 1970 o Puma GT passou a chamar-se Puma GTE, seguido no ano seguinte pelo GTE Spyder que foi chamado de GTS. Em 1974, surgiu o Puma GTB, diferente de todos os modelos até então, este utilizava chassi e motorização do Opala 6 cilindros. Em 1976, o Puma GTE e GTS passaram a utilizar o chassi e a motorização do Volkswagen Brasília, sendo assim denominados até 1980, quando passaram a ter a designação de GTI e GTC respectivamente. Finalmente em 1986 passando por dificuldades financeiras, a Puma inicialmente foi vendida para a Araucária Veículos e logo em seguida para a Alfa Metais Veículos. O último a ser fabricado foi um caminhão da marca Puma 7900 em 1999 e o último coupé em 1994. Foram fabricados no total 22.116 veículos, sendo os modelos mais vendidos, o GTE com 8.800 unidades e o GTS com 7.077 unidades.