A marca Puma, teve
origem nas pistas. O projetista "Rino" Malzoni desenvolveu um
protótipo em metal, que, em 1964 foi vitorioso em 5 eventos dentre
eles, o Grande Prêmio das Américas disputado em Interlagos. O modelo
foi chamado GT Malzoni e foi o pioneiro de uma série de modelos
esportivos que a partir de 1966 passou a ser chamado de Puma. O
primeiro dos modelos da Puma surgiu em 1966 e nada mais era que o GT
Malzoni refinado usando a mesma mecânica DKW utilizada pelo GT
Malzoni. Com a aquisição da DKW no final da década de 60 pela
Volkswagen, Malzoni substituiu o chassi e o motor deste pelo do
Karmann-Ghia que utilizada um motor 1500 refrigerado a ar. Em
1970 o Puma GT passou a chamar-se Puma GTE, seguido no ano seguinte
pelo GTE Spyder que foi chamado de GTS. Em 1974, surgiu o Puma GTB,
diferente de todos os modelos até então, este utilizava chassi e
motorização do Opala 6 cilindros. Em 1976, o Puma GTE e GTS passaram
a utilizar o chassi e a motorização do Volkswagen Brasília, sendo
assim denominados até 1980, quando passaram a ter a designação de
GTI e GTC respectivamente. Finalmente em 1986 passando por
dificuldades financeiras, a Puma inicialmente foi vendida para a Araucária
Veículos e logo em seguida para a Alfa Metais Veículos. O último a
ser fabricado foi um caminhão da marca Puma 7900 em 1999 e o último coupé em 1994. Foram fabricados no total 22.116 veículos, sendo os
modelos mais vendidos, o GTE com 8.800 unidades e o GTS com 7.077
unidades. |