* METALMA - METALÚRGICA MATARAZZO *

A Metalúrgica Matarazzo S. A. foi um dos maiores e o principal fabricante de embalagens metálicas do Brasil. Fez parte do grupo empresarial Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo. Com doze unidades fabris que abrangiam todo o território nacional, centro de pesquisa para desenvolver novos produtos e técnicas, foi um dos maiores consumidores de aço do país. Especializada na produção de embalagens para conservas, óleos comestíveis, café, carnes e derivados, pescado, tampas metálicas para potes e tampas.

Fundada em 1917 pelo Conde Francisco Matarazzo, um imigrante italiano que fez fortuna em São Paulo, negociando gordura de porco e acabou fundando um conglomerado industrial e comercial, para prover embalagens para suas indústrias de alimentos, foi passada em 1922 por herança ao comando do genro Júlio Pignatari e para o sobrinho Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo, sob o nome de Pignatarari, Matarazzo e Cia. Em 1935, a empresa foi desmembrada e Ciccillo tornou-se o único proprietário da agora Metalma - Metalúrgica Matarazzo. A Matalurgica Matarazzo foi pioneira em fabricar embalagens para bebidas, sendo em 1971 o lançamento da primeira cerveja do Brasil em lata fabricada com folha de flandes. A Skol International Beer que anos depois passou a chamar Skol Pilsen, nome usado até hoje. Após a fusão da empresa em 2001 com a Rimet Empreendimentos ex Rheen, e Olvebra, foi criada uma empresa para administrá-las chamada CBL - Cia Brasileira de Latas.

O que poucas pessoas sabem, é que a Metalma não fabricou no Brasil apenas embalagens metálicas mas, fabricou também brinquedos de lata com a pintura no estilo xilogravura, sendo alguns deles dotados de fricção. Hoje embora não possam ser considerados ainda raros, esses brinquedos já são considerados muito difíceis de serem encontrados em boas condições, o que já é um passo para em breve se tornarem uma Raridade.