* MAJORETTE - CHEVROLET D-20 *

A Majorette foi fundada em Lyon no final de 1961 por Emile Véron (irmão de Joseph Véron , fundador da Norev ) com o nome de Rail-Route Jouets , passando a ser Majorette em 1966. Isto em consequência da mudança do foco da empresa, desde a manufatura de modelos ferroviários na escala 1:143 ao de carros em miniatura em torno de 1:60. Desde então, iniciou um explosivo crescimento local e internacional, com uma linha de produtos voltada para a série 200, série 300, reboques e outros veículos mais longos como helicópteros e diversos acessórios e modelos em escalas como 1:24, 1:36 e 1:18.

Em 1982, a Majorette USA estabeleceu-se em Miami (anteriormente Toys of Majorette em Cleveland, Ohio), marcando sua entrada massiva no mercado americano, em 1985, o Majorette-Pub foi criado para a edição de modelos publicitários e em 1986 adquiriu uma fábrica na zona industrial de Nava Nakorn na província de Pathum Thani, Tailândia que seria inaugurada em 1988. Essa expansão não duraria para sempre, e a empresa faliu em 1992. O Sr. Véron foi forçado a deixar a empresa, que foi rebatizada de "La Nouvelle Société Majorette", sendo adquirida pela Ideal Loisirs em 1993 que nesse mesmo ano comprou a Novacar da Minia Porto, Portugal , cujos modelos passaram a fazer parte da série Majorette 100, uma linha mais simples e barata, com modelos em plástico com bases de metal. Essa Série em 1997 foi finalmente absorvida pela série 200.

Em 1996, a Triumph-Adler AG. da Alemanha tornou-se a controladora da Ideal Loisirs e durante a década de 90, a produção da série 200 e progressivamente de todas as linhas de produtos deixou a França sendo a maior parte delas indo para a Tailândia, outras, como os modelos 1/18 para Portugal (e mais tarde como a Solido na China) ou alguns acessórios de plástico para a República Tcheca. A marca também foi utilizada para distribuir produtos de empresas chinesas como Anson, Yat Ming e Welly. Nessa gestão, foi promovida a venda de carros rádio-controlados, com seus sistemas subcontratados de outras empresas. Em 2003, os proprietários alemães decidiram focar em seu negócio principal, material de escritório, e a Majorette Toys foi comprada pela Smoby, formando a Smoby Majorette e relançando novos modelos da linha 200 a cada ano. Após anos de forte expansão, em 2007 a Smoby Majorette entrou em falência. No ano seguinte, Majorette e Solido são separadas do resto da Smoby e vendidas por € 3.900.000 para o MI29 , o fundo de investimento francês dono da Bigben Interactive o que deixou o futuro dessa marca no limbo.

O Modelo acima é do Chevrolet D-20 da Majorette da série Translúcida que na verdade utiliza os moldes do tempo da Novacar com Chassi em metal e a carroçaria em plástico.