* SCHUCO - DORNIER DO X *

 O Dornier DO X era o mais pesado, mais largo e o mais potente Flying Boat quando foi construído pela companhia Alemã Dornier em 1929. Ele foi projetado por Claude Dornier em 1924 e após consumir 240.000 homens/hora de trabalho, ficou pronto em junho de 1929, sendo financiado pelo Ministério de Transportes Alemão como um avião de passageiros com o intuito de driblar o Tratado de Versalhes, que proibia que a Alemanha fabricasse aeronaves que excedessem a velocidade e o alcance dos modelos Alemães fabricados na primeira grande guerra. Tratava-se de um modelo semi-cantilever, monoplano, totalmente fabricado em duralumínio sendo suas asas de aço reforçadas por duralumínio, tendo sua fuselagem pintada na cor alumínio. Inicialmente era equipado com 12 motores radiais Bristol Jupiter que eram monitorados durante todas as fases do voo por um mecânico. Após 103 voos, os motores Bristol foram substituídos por 12 Curtiss V-1570 "Conqueror" que proporcionavam maior segurança durante os voos sobre os oceanos. Em 3 de Novembro de 1930, a Dornier apoiada pelo governo Alemão, iniciou um Tour, em busca de possíveis compradores, que durou até 24 de maio de 1932 dando uma "volta ao mundo", incluindo uma passagem pelo Brasil no Rio de Janeiro, quando finalmente retornou a Alemanha e foi entregue a Deutsche Luft Hansa AG onde operou por pouco tempo sendo em seguida enviado a um museu onde foi destruído em novembro de 1943 pelos bombardeios aliados.

 Durante a sua passagem pelo Brasil, o modelo apresentou problemas em uma das hélices de um de seus motores Bristol Jupiter que precisou ser substituída antes de continuar a sua viagem e para a nossa felicidade, essa hélice encontra-se preservada em nosso Museu Aeroespacial, o Musal.

 Não existem muitos modelos em escala desse gigantesco avião Alemão, o modelo acima foi fabricado pela Schuco Alemã sendo uma réplica fiel do mesmo.